quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Educação para o Futuro





O Educação para o Futuro é  um projeto de Inclusão Digital para Crianças e Adolescentes de 07 a 17 de idade, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento socioeducativo, através da inclusão da tecnologia da informação, comunicação, literatura e artes para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
 BENEFICIADOS NA COMUNIDADE.
85 crianças/adolescentes.

AÇÕES OFERECIDAS

Informática básica, Capoeira, Artesanato, Desenho e pintura, Reforço Escolar, Violão, Futebol. 

Realização: União de Moradores de Corte de Pedra
Parceiros: CMDCA e Prefeitura de Presidente Tancredo Neves

O QUE É O PROJETO EDUCAÇÃO PARA O FUTURO





RESUMO DO PROJETO

O projeto Educação para o Futuro será desenvolvido na comunidade de Corte de Pedra pela União de Moradores de Corte de Pedra. O projeto abrangera o eixo temático esporte, cultura, arte e lazer, no qual será oferecido oficinas socioeducativas de inclusão digital, desenho e pintura, capoeira, esporte, violão e reforço escolar para aqueles alunos participam da oficina de informática que tem dificuldade de leitura. 
O projeto tem como objetivo geral proporcionar o desenvolvimento socioeducativo, através da inclusão da tecnologia da informação, comunicação, literatura e artes para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no distrito de Corte de Pedra, no município de Presidente Tancredo Neves. A finalidade do projeto é a emancipação do ser enquanto cidadão, levando sempre em consideração os princípios do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, onde serão colocados sempre em prioridade os direitos da crinaça e do adolescente,  Como meio de promover a   integração da família e a comunidade ao projeto serão oferecidas oficinas e palestras mensais para as famílias dos alunos com a participação da  comunidade em geral, através de parcerias de entidades municipais.
Para desenvolver as ações do projeto adotaremos uma metodologia que desenvolva atividades variadas e lúdicas visando protagonismo dos envolvidos nas ações. Para executar o projeto a União de Moradores de Corte de Pedra solicita ao CMDCA a quantia de 70 (setenta mil reais) realização das ações no ano de 2013.



APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A União de Moradores de Corte de Pedra – UMCP foi criada em 1982, com a vinda da equipe médica de Brasília, quando esta veio trabalhar com pacientes de Leishmaniose Tegumentar na comunidade. Observaram, portanto, a participação e união dos moradores da comunidade nos trabalhos comunitários, neste sentido buscaram apoio da prefeitura de Valença, já que, Presidente Tancredo Neves ainda pertencia a esse município. Diante disso percebeu-se a necessidade de criar uma associação comunitária para dar maior suporte a comunidade local, com isso um representante da prefeitura supracitada se colocou a disposição da comunidade para elaborar o estatuto com a participação da população local e da zona rural. Depois que o estatuto foi elaborado realizou a eleição para eleger o presidente, conselho administrativo e o conselho fiscal. Assim surgiu a União de Moradores de Corte de Pedra, que existe há 27 anos.
A UMCP, por sua vez, tem como missão representar os associados em suas relações com órgãos públicos em geral e privados de economia mista, concluindo, efetivando ou ratificando acordos, convênios, solicitações, pedidos ou outras reivindicações que buscam o bem estar da comunidade representada, como atendimento especial às mulheres, crianças, adolescentes e jovens.
A UMCP tem como principais objetivos e linha de atuação; criar no que couber junto aos órgãos públicos competentes, os meios para o estabelecimento de assistência médica-odontológica, educacional, jurídica e outros que possam contribuir para a elevação dos padrões sociais da comunidade, bem como defender as liberdades individuais e coletivas, justiça social e os direitos fundamentais do cidadão em especial de crianças e adolescentes.
Sua diretoria é constituída por uma Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal, eleitos pelos sócios, moradores da comunidade de Corte de Pedra, para um mandato de 02 anos, na qual devem cumprir fielmente as proposições estatutárias, buscando sempre a defesa dos direitos dos sócios da sociedade onde está localizada. A administração deve ser sempre feita com transparência com reuniões mensais em assembleia.
Dentre as experiências mais importantes da União salienta-se a execução do Projeto de Inclusão Digital Educação para o Futuro com atividades de informática básica, Corel Draw, desenho e pintura e reforço escolar, sendo financiado pelo CMDCA, os trabalhos comunitários em prol do posto de Leishmaniose, o caruru comunitário organizado pela associação devido os santo protetores do posto serem São Cosme e São Damião. A organização dos festejos junina que ainda é realizado de maneira tradicional, com ensaio e apresentação da quadrilha e outros benefícios importantes para a comunidade através de articulação com a prefeitura municipal. Atualmente a UMCP está em processo de implantação do PAA – Programa de Aquisição Alimentar, o Box de feira com apoio da CAR, além de ter sido contemplada com o Programa de Bibliotecas Rurais Arcas das Letras do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Dentre os principais parceiros da União de Moradores destacam-se a Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves através de apoio indireto e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA através do financiamento do projeto de Inclusão Digital Educação para o Futuro.
Suas principais fontes de recursos são oriundas de contribuição mensal dos sócios para manutenção de despesas da própria associação e do CMDCA para manutenção do projeto de Inclusão Digital Educação.
O distrito de Corte de Pedra, pertencente ao Município de Presidente Tancredo Neves, está localizado no litoral sul da Bahia, a 13o 26' de latitude Sul e 59o 31' de longitude Oeste. Situa-se à margem da BR 101, que liga as cidades do Salvador e Rio de Janeiro, a uma distância aproximada de 275 km da capital do estado.
Corte de Perda que faz parte de uma área de estudos de campo mantida pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília, desde 1973, onde se têm desenvolvido vários projetos de pesquisa ligados à ocorrência da doença da leishmaniose na região (Marsden, 1994). A população local já tem um razoável conhecimento da enfermidade e de suas consequências limitantes da capacidade laborativa (Costa et al., 1987), de alguns aspectos epidemiológicos e terapêuticos, mas demonstram pouco conhecimento concernente à prevenção (Netto et al., 1985). A relativa conscientização, frente à morbidade da doença, tem sido capaz de mobilizar a comunidade em ações sanitárias (Costa et al., 1994), e propicia a implantação de projetos de controle com participação comunitária.


     JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O projeto Educação para o Futuro será realizado na comunidade de Corte de Pedra, salientando a sua relevância para a comunidade pela dificuldade que as crianças e adolescentes têm para participarem de ações socioeducativas e culturais que são realizadas na sede do município, pois precisariam de transporte por serem  oriundos de famílias que sobrevivem da agricultura e do Programa Bolsa Família. Muitos desses crianças e adolescente vivem em situação de vulnerabilidade (desestrutura familiar , alcoolismo e condições de habitação precárias).

Presidente Tancredo Neves fica a margem da BR 101, este fator facilita o escoamento da economia da região e crescimento populacional, contribui para o surgimento de alguns problemas sociais, sobretudo, algumas questões que atinge principalmente nossas crianças e adolescentes, como: pobreza, prostituição, drogas, alcoolismo, repetência e/ou desistência escolar, violência, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescente, desestrutura familiar e desemprego.  
O município está localizado no Baixo Sul da Bahia e possui 23. 857 (vinte e três mil oitocentos e cinquenta e sete) habitantes de acordo dados do IBGE[1] 2010. O maior número da população reside na zona rural, sendo o grande forte da economia local, a agricultura familiar. Esta, por sua vez, tem contribuído com o desenvolvimento sustentável local através do forte apoio de instituições da sociedade civil.
Para o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) medir o índice de desenvolvimento humano é detectar as escolhas, oportunidades e capacidades das pessoas. O Índice de Desenvolvimento Municipal (IDH-M) de Presidente Tancredo Neves é de 0,605, o que o desloca o município para a posição 276 entre os municípios baianos e para a posição 4568 no Ranking Nacional. A Renda Per Capita do município está em torno de R$ 82,292, o que significa dizer que as famílias que desfrutam de uma renda, sobrevivem com menos de um salário mínimo mensal. Vale ressaltar, diante destes dados, que a população em idade ativa (PIA) do município é de 15.158 pessoas, das quais apenas 8.702 são economicamente ativas.
De acordo com informações do censo CRAS 2009 o município apresenta grande situação de vulnerabilidade social em decorrência da pobreza. Há pouca disponibilidade de mercado de trabalho, a maioria da população vive basicamente dos benefícios assistenciais e de programas de combate à pobreza do Governo Federal, enquanto outros exercem atividades através de trabalhos informais realizados esporadicamente.
Ressaltando a questão da vulnerabilidade, observa-se como consequências a desestrutura familiar, a prostituição, o alcoolismo, o elevado consumo de drogas, violência doméstica, evasão escolar dos filhos e habitação precária. Sabemos que, crianças e adolescentes que estão em situação de risco social com seus familiares, possuem meios motivadores escassos para mudança de atitude e, por conseguinte, para a transformação social. As mazelas sociais são fatores determinantes que impedem o progresso socioeconômico e educacional do ser humano se não houver um processo de intervenção social através de efetivação de políticas públicas. E como é de conhecimento de todos, não é só dever dos governantes contribuir para a transformação social, mas de toda a sociedade. A responsabilidade pelos problemas sociais é de todos nós. Assim como a solução deles.
Em decorrência da pobreza no município de Presidente Tancredo Neves, salientamos a ampla participação do Governo Federal nesse sentido, através do investimento em programas sociais, como o Programa Bolsa Família, Leite Fome Zero, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Projovem Adolescente. Além das políticas públicas agrícolas, como PNAE, PAA, PRONAF, ATER.
Um dos pontos fortes do município é o trabalho de redes para amenizar as vulnerabilidades decorrentes da pobreza. Essas redes são sistemas de nós e elos capazes de organizar pessoas e instituições, de forma igualitária e democrática, em torno de um objetivo comum, com intuito de integrar as diversas políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos da criança e do adolescente: saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, etc.
Dessa forma, essas Redes são ações governamentais e não governamentais articuladas entre assistência a crianças e adolescentes, sendo caracterizados enquanto programas e serviços de atendimento existentes no município, que devem interagir entre si, trocar informações necessárias e socializar metodologias e conhecimentos acumulados, ter complementaridade. Sendo o papel de cada um de seus integrantes igualmente importante para a “proteção integral” de todas as crianças e adolescentes.
Dentre essas redes podemos destacar o trabalho realizado pelas instâncias municipais (CRAS, CREAS, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretarias Municipais), além da participação da sociedade civil organizada no sentido de contribuir com a amenização desses problemas que se apresentam. Tais redes estão baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente que prevê que:

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito à liberdade e a convivência familiar e comunitária” (Art. 4º do ECA).

No que tange os aspectos culturais, Presidente Tancredo Neves tem uma carência eminente na cultura e no lazer. Apenas a Secretaria de Educação que desenvolve atividades nesse sentido, através das datas comemorativas. Além disso, ocorrem os festejos juninos, a festa do padroeiro da cidade, comemoração do dia do evangélico e o campeonato municipal. No município não existe uma secretaria de cultura, tem apenas um espaço na qual se desenvolve atividades de dança, percussão, judô e box. Alguns desses participantes são alunos das escolas municipais e de serviços socioeducativos como PETI e Projovem.
Partindo desses pressupostos, buscamos incluir crianças/adolescentes da comunidade de Corte de Pedra que se encontra em situação de vulnerabilidade social em ações socioeducativas, para proporciona-lhes uma nova perspectiva, estimulando-os a permanecerem na escola, melhorarem o rendimento escolar, a autoestima, a convivência familiar e a participação cidadã com um todo.  

OBJETIVO GERAL
Proporcionar o desenvolvimento socioeducativo, através da inclusão da tecnologia da informação, comunicação, literatura e artes para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no distrito de Corte de Pedra, no município de Presidente Tancredo Neves.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Incluir 85 crianças/adolescente em oficinas socioeducativas.
·          Promover o conhecimento da informática e da comunicação (inclusão digital), leitura, artes e esporte.
·         Criar oportunidades para o desenvolvimento artístico
·         Inserir as famílias no contexto das ações.
  • Promover disputas desportivas.


ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA DO PROJETO

Caracterização dos beneficiários: Para participação nas oficinas do projeto serão priorizadas crianças e adolescentes residentes nas zonas rural e urbana em situação vulnerável, independente de orientação sexual, todos oriundos de famílias carentes, inscritas no Cadunico, filhos de agricultores e domésticas, beneficiárias do Programa de transferência de renda Bolsa Família que estejam com idades entre 07 e 17 anos, matriculadas na rede pública de ensino e que não estão inseridas em outras atividades socioeducativas e culturais. Sendo o publico alvo indireto do projeto, os familiares, sócios e a comunidade como um todo.


BENEFICIÁRIOS


Crianças
0 - 6
Crianças
07-11
Crianças
(12-14)
Adolescentes
15 - 17
Jovens
18 - 29
Adultos
30 - 59
Idosos
60 e +
TOTAL
Nº de
atendimentos diretos
Nº de
atendimentos diretos
Nº de
atendimentos diretos
Nº de
atendimentos
diretos
Nº de
atendimentos diretos
Nº de
atendimentos diretos
Nº de
atendimentos diretos
Nº de
atendimentos
diretos



30
35
20








METODOLOGIA

Considerando a palavra metodologia como caminho a ser seguido para se chegar a um fim, podemos compreender que a mesma está associada a métodos e técnicas que são utilizadas, para que o conhecimento seja adquirido de maneira satisfatória.
Mediante isso, para podermos alcançar os objetivos propostos no presente projeto, serão utilizados métodos e técnicas que induzam a construção e a reflexão coletiva dos conhecimentos, levando em consideração a realidade do público alvo, nesse caso, crianças/adolescentes carentes da sede de e zona rural de Corte de Pedra.

As atividades desse projeto serão divididas em sete oficinas: informática básica, esporte, capoeira, desenho e pintura, artesanato, violão e reforço escolar.
Realização de campeonatos: Na oficina de esporte iremos realizar 05 campeonatos com os beneficiários e os alunos das escolas: sede PTN, Moenda, Corte de Pedra e Buritá em Teolândia.

Oficina de violão e teclado e capoeira:
Realizar apresentações culturais nas escolas e eventos comemorativos realizados no município ou outras localidades.
Realizar: exposição de artesanato desenho e pintura na Praça de Corte de Pedra.


METAS

  • Matricular 85 crianças/adolescente em oficinas socioeducativas distribuídas entre informática, desenho e pintura, artesanato, esporte, violão e capoeira.

  • Capacitar 32 alunos no curso básico de informática no I trimestre.

  • Capacitar 10 alunos na oficina de artesanato.

  • Capacitar 10 alunos da oficina de violão.

  • Capacitar 22 alunos na oficina de esporte

  • Capacitar 30 alunos na oficina de capoeira.

  • Capacitar 11 alunos na oficina de desenho e pintura.

  • Fazer competição entre os 22 beneficiários e alunos das escolas publicas do município e de outras localidades.


SISTEMA DE MONITORAMENTO

Matriz da avaliação

Objetivos específicos
Indicadores
Meios de verificação
Período de verificação
70 crianças/adolescente matriculadas em oficinas socioeducativas distribuídas entre informática, desenho e pintura, artesanato, esporte e violão.

Promover o conhecimento da informática e da comunicação (inclusão digital), leitura, artes e esporte.
Número de alunos matriculados e participando das oficinas. Fichas de matrículas.

Mensal.
Número de oficinas realizadas
Porcentagem de frequências dos participantes nas oficinas
Número de participantes satisfeito com as oficinas.

Lista de presença e relatório.
Relatório. D
Avaliação realizada pelos professores e alunos.
Relatório Final de atividades.
Apresentações em espaços públicos.

Semanal, mensal, trimestral.




Objetivos específicos
Ações
Mês 01
Mês 02
Mês 03
Mês 04
Mês 05
Mês 06
Mês 07
Mês 08
Mês 09
Mês 10
Mês 11
Mês 12
1. 1. Incluir 85 crianças/adolescente em oficinas socioeducativas.


A. mobilizar as famílias para realizar a matricula dos filhos no projeto.





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B. oferecer 16 turmas de informática básica com carga horária de 2 horas aulas.






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2. Promover o conhecimento da informática e da comunicação (inclusão digital), leitura, artes, cultura e esporte.

C. oferecer 01 turma de desenho e pintura carga horária de 2 horas.
D. oferecer 01 turma de artesanato com carga horária de 2 horas em dois dias da semana.
E.  Oferecer 01 turma de esporte com carga horária de 2 horas aulas. Duas vezes na semana.

F. realizar reunião trimestral bimestral com as famílias.
G. oferecer 01 turma de violão.
H. oferecer 02 turmas de capoeira com duração de 2 horas aulas.






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3.  Criar oportunidades para o desenvolvimento artístico







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4. Inserir as famílias no contexto das ações.
ar reunião mensal com as famílias.

Realizar palestras e reunião mensal com os familiares.








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5. Promover disputas desportivas.

Realizar 05 campeonatos com os beneficiários do projeto e alunos da escola pública.










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[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística