sábado, 22 de setembro de 2012

COMPETÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NAS AÇÕES DA UMCP

A União de Moradores mais uma vez mostra transparência e competência em suas ações. Para demostrar essa competência segue as informções do Ministério da Justiça.




Ministério da Justiça
Cadastro Nacional de Entidades de Utilidade Pública - CNEs
Informamos que a Prestação de Contas referente ao ano base 2011 da entidade UNIAO DE MORADORES DO POVOADO DE CORTE DE PEDRA, CNPJ 13.070.123/0001-40, foi aprovada. A certidão de regularidade estará disponível para impressão apenas nos casos em que a entidade esteja com as prestações de contas aprovadas anualmente. Para entidades tituladas como UPF, o acesso à certidão de regularidade está condicionado à prestação de contas anual, tendo, no mínimo, os últimos 3 exercícios consecutivos aprovados.

REUNIÃO COM OS PAIS DE DOS ALUNOS DA OFICINA DE ESPORTE



Foi realizada uma reunião neste sexta-feira 21 de setembro com os pais tem seus filhos na oficina de do Projeto União Futebol Clube. A reunião foi ministrada pelo presidente da UMCP Josemar Andrade, este falou da impôrtancia da Ações desevolvidas pela União chamando atenção dos pais para um maior envolvimento em tudo que for realizado pela UMCP, explicou ainda os motivos pelo qual está instituição abraçou a causa do esporte.

A PRIMEIRA ARCA DAS LETRAS NO MUNICÍPIO DE TANCREDO NEVES - BA, PELA UNIÃO DE MORADORES DE CORTE DE PEDRA - UMCP

A União de Moradores de Corte de Pedra no município de Presidente Tancredo Neves - Ba, foi comtemplada com o Projeto Arca das Letras do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário.



O Programa de Bibliotecas Rurais ARCA DAS LETRAS foi criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em 2003, para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em comunidades rurais.

            ARCA DAS LETRAS tem uma metodologia que garante a participação das comunidades no planejamento e na implantação das bibliotecas. Os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de seu interesse e seus Agentes de Leitura, pessoas voluntárias que são responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade.

            De acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros são selecionados. Em seguida, são organizados em acervos. A biblioteca é instalada em um móvel de madeira fabricado em marcenarias de projetos sociais ou de penitenciárias.

            Cada biblioteca tem cerca de 200 títulos, obtidos por doação de órgãos públicos e privados, OnGs, editoras, artistas e estudantes do meio urbano. Os acervos são formados pelas áreas de literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos e de pesquisa, livros técnicos e especializados (sobre cidadania, saúde, agricultura). Nos acervos, são incluídos assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.

            O Programa integra ações dos Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, de Minas e Energia e articula iniciativas de outras esferas públicas e privadas com a finalidade de disseminar a informação e a literatura no meio rural. Também reúne recursos dos Estados e Municípios que contribuem para a criação de condições adequadas para a implantação das bibliotecas, tais como publicações locais, fabricação das arcas e mobilização das comunidades rurais. E, ainda, reúne esforços dos movimentos sociais e de órgãos não-governamentais, que colaboram para a chegada do programa às diversas regiões do País.
           
            Em 2006, o Programa Arca das Letras iniciou a distribuição de acervos especiais para formação ou incremento de bibliotecas nas Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Rurais, em parceria com a UNEFAB e a ARCAFAR, em apoio aos processos educacionais que adotam a pedagogia da alternância no meio rural. A Rede CEFFA´s contribui com o Programa Arca das Letras acompanhando as bibliotecas rurais nos municípios onde estão instaladas.

            ARCA DAS LETRAS, como resultado da rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, vem apoiando a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural.  

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

REUNIÃO COM O SINDICATO E SÓCIOS DA UMCP


Nesta sexta-feira 14 de setembro de 2012 foi realizado uma reunião com os moradores da comunidade de Corte de Pedra com objetivo de discutir e esclarecer dúvidas sobre direitos dos trabalhadores rurais e filiação sindical.