sábado, 22 de setembro de 2012

A PRIMEIRA ARCA DAS LETRAS NO MUNICÍPIO DE TANCREDO NEVES - BA, PELA UNIÃO DE MORADORES DE CORTE DE PEDRA - UMCP

A União de Moradores de Corte de Pedra no município de Presidente Tancredo Neves - Ba, foi comtemplada com o Projeto Arca das Letras do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário.



O Programa de Bibliotecas Rurais ARCA DAS LETRAS foi criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em 2003, para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em comunidades rurais.

            ARCA DAS LETRAS tem uma metodologia que garante a participação das comunidades no planejamento e na implantação das bibliotecas. Os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de seu interesse e seus Agentes de Leitura, pessoas voluntárias que são responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade.

            De acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros são selecionados. Em seguida, são organizados em acervos. A biblioteca é instalada em um móvel de madeira fabricado em marcenarias de projetos sociais ou de penitenciárias.

            Cada biblioteca tem cerca de 200 títulos, obtidos por doação de órgãos públicos e privados, OnGs, editoras, artistas e estudantes do meio urbano. Os acervos são formados pelas áreas de literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos e de pesquisa, livros técnicos e especializados (sobre cidadania, saúde, agricultura). Nos acervos, são incluídos assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.

            O Programa integra ações dos Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, de Minas e Energia e articula iniciativas de outras esferas públicas e privadas com a finalidade de disseminar a informação e a literatura no meio rural. Também reúne recursos dos Estados e Municípios que contribuem para a criação de condições adequadas para a implantação das bibliotecas, tais como publicações locais, fabricação das arcas e mobilização das comunidades rurais. E, ainda, reúne esforços dos movimentos sociais e de órgãos não-governamentais, que colaboram para a chegada do programa às diversas regiões do País.
           
            Em 2006, o Programa Arca das Letras iniciou a distribuição de acervos especiais para formação ou incremento de bibliotecas nas Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Rurais, em parceria com a UNEFAB e a ARCAFAR, em apoio aos processos educacionais que adotam a pedagogia da alternância no meio rural. A Rede CEFFA´s contribui com o Programa Arca das Letras acompanhando as bibliotecas rurais nos municípios onde estão instaladas.

            ARCA DAS LETRAS, como resultado da rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, vem apoiando a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário